terça-feira, 30 de agosto de 2011

Trás da Ponte - Tipografia

Até ao início da déc. de 50 do séc. XX,não existia tipografia no
Seixal. O Sr. Augusto Palaio,proprietário de uma tipografia na
Figueira da Foz,decidiu mudar de ares e, trocar a Figueira pelo
Seixal.
A foto apresentada é de 2011,mas foi aqui no nº 98 da Rua
Cândido dos Reis que funcionou durante muitos anos a
Tipografia Popular.
Se na Figueira da Foz, nos anos 50 do séc XX,não era permitido
estender a roupa,no Seixal no séc. XXI,não tem problema.
O Eduardo um dos filhos do Sr. Augusto,conta-nos num pequeno
texto,como foi a chegada à Rua 1º de Dezembro em Trásdaponte.

 Três meses passados já nós vínhamos todos de camioneta para
o sul. O meu pai e a minha mãe na cabina,com o Chófer,eu e o
meu irmão,onze e doze anos,atravancados entre os móveis de
casa,as máquinas,cavaletes e mesas da tipografia.Dormimos
toda a noite que durou a viagem.Adeus malta,eu já estava quase
a garantir o lugar de efectivo no grupo de futebol "Leões do
Bairro Novo" e o meu irmão há muito que era guarda-redes
titularíssimo dos "Tigres de Momprácem". Adeus mar adeus Rio
Mondego,adeus escola, adeus Rua Fresca que escorrega tanto,
adeus Rua Bela,adeus Lígia,meu amor secreto, tens os olhos
tão azuis. Adeus avô neura, "o Crespo", que está há um ano
debaixo do chão,adeus também tios,tias, primos, apesar de o
nosso pai lhes ter  "cortado a colecta", a todos.

Lembro-me de acordar de madrugada,levantar uma ponta do
oleado e dizer espantado."Ena pá, tanto Clube!".
Estávamos estacionados na Rua 1º de Dezembro,no Seixal,
na Margem Sul do Tejo.Pensei ingenuamente que era como
na Figueira,para pendurar as bandeiras das colectividades.
Na Figueira turística,paus de estender roupa,só nas traseiras.

Eduardo Palaio



Chegada ao Seixal



Rua 1º de Dezembro, com os paus para estender a roupa.

Sem comentários:

Enviar um comentário