sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Trás da Ponte - Faz Sentido - Parte 6

Conto "Faz Sentido de Eduardo Palaio
Parte 6 ( última )

... Outra longa pausa, rodou o corpo comprido e foi sentar-se
na cadeira posta por detrás da secretária.Puxou para si o bloco
de folhas de papel e pôs-se a desenhar um bicho esquisito.
- É o "recebido" - continuou sem deixar de tracejar a folha
- é o diferente nosso. O que é preciso é,como você mesmo 
disse que as paredes empurrem as pessoas umas contra as
outras. E se não fôr gato-canário pode ser garça com penas 
nas asas e que tenha no lugar das patas rodas, percebeu?!
- Faz sentido! - respondi.
A demais - continuou o doutor - A demais isso é explicável
pelo facto da orientação cósmica do Seixal ser virada a 
Júpiter - parou um pouco o desenho,levantou a cabeça e
prosseguiu - porque Júpiter em ascendente de Leão está na 
casa de Cassiopeia, entende? Cassiopeia, que é uma constelação
com os seios feitos de muitas estrelas tem, nesta quadratura,
entre as pernas o sol de Cancer. Entende?
Devo ter ficado com cara de estúpido porque ele logo voltou à
carga:
- Não entende, não entende o quê?
- Essa linguagem - atrevi-me - essa linguagem é que...me parece
- gaguejei - me parece, deixe estar não é nada...
- Não é nada!? Fale homem,ia a dizer que lhe parecia...parece-lhe
o quê?
- É a linguagem, as expressões que usa... se calhar é ignorância
minha...
- Fale desembuche! - encorajava-me ele num tom sereno.
- Parece-me mais de astrólogo do que de psiquiatra...de ciência.
Desculpe-me a franqueza - acrescentei embaraçado.
- Não tem de pedir desculpa, o erro foi meu.De facto não me
custa admitir que possa parecer estranho, assim sem mais explicações,
e fazendo uso de uma linguagem um bocado técnica,tanta segurança 
na interpretação do sonho.
- Pois é...e depois essa história de Júpiter...até parece coisa de 
adivinhação saber que sou do Seixal e que o sonho é a propósito
do Seixal, os recalcamentos e...
- Tem outra vez razão, e eu tenho de lhe pedir desculpa de novo
- pôs-se de pé, deu uns passos na direcção da janela com vista para
o Marquês de Pombal e de costas para mim continuou - é que eu
esqueci-me de o informar que embora licenciado pela Faculdade
de Medicina de Lisboa e com pós-graduação na London Medical
and Psychologic Sciences School também sou filho do Seixal.
E dito isto voltou-se para mim, rápido girando sobre os calcanhares,
fitou-me com um olhar malicioso espiando o efeito da revelação
e acrescentou:
- Mais precisamente do Pátio do Genovês onde havia um gato chamado
Fiorino ou Florentino Baltazar do qual se desconfiava que teria nascido
dum ovo: parido por uma gaivota.

                                                   FIM
 


Sem comentários:

Enviar um comentário