O Trásdaponte, já teve a oportunidade de homenagear, ainda que de uma forma singela o Ângelo, no entanto, e porque se trata de um homem nascido e criado em Trásdaponte e, porque as suas memórias, em grande parte,ali foram vividas, vamos dar aos nossos visitantes a oportunidade, de ficarem a conhecer, algumas estórias relacionadas com este local do Seixal. São transcrições do seu livro "Memórias Escolhidas".
... "Para terminar esta crónica, que já vai longa,só mais uns apontamentos:quando as avionetas,naqueles recuados tempos, exibiam espectaculares acrobacias pousando depois nas águas calmas da nossa querida Baía, despertava em mima vontade de, quando fosse grande,ser aviador...( Vontade que foi-se transferindo para jornalista, escritor,professor,acabando por ficar sentado à secretária,num escritório...). E,a minha homenagem às gangas que era a vestimenta dos corticeiros,pedreiros,serralheiros,de todos os trabalhadores ( que não os de escritório ) e dos calafates como o meu pai e o meu tio Mário, que a minha mãe remendava aos domingos, dia do seu descanso.
Discorrendo sobre a Baía, lembrei-me do tanto peixe que ela dava aos pescadores para alimentar o Povo; da Epopeia das Descobertas,lá se construindo caravelas e naus que ela abrigava das invernias.
Linda,com os muitos seixos que deram o nome à nossa terra, era orlada por matas e vinhedos que produziam o melhor vinho do Reino. À sua volta,os estaleiros,os moinhos de marés, as barcas,gaivotas,patos corvos e praias de areias douradas a enfeitavam.
Os abonados,bem podem ir à Suiça ver aqueles bonitos mas mortiços lagos que nunca tiveram o calor do nosso sol, o brilho do nosso luar, o salgado das nossas águas e, jamais,o magnífico e majestoso pôr do sol que, pelo Outono, com o mar chão,devagarinho, se vai escondendo por detrás da antiga Barroca e que os abençoados meninos viam da antiga Trás da Ponte".
|
Sem comentários:
Enviar um comentário