terça-feira, 22 de novembro de 2011

Trás da Ponte - Faz Sentido - Parte 2

                                           Conto "Faz Sentido" de Eduardo Palaio
                                                                      Parte 2

... Eu e o "viúvo" seguíamos com o olhar o canário que continuava
 aos pulos-vôos.Aproximava-se da parte da frente do autocarro. Aí estava uma pequena janela rectangular-ao-baixo sem vidro, aberta ao escuro da noite.Rectângulo macissamente preto.Puz-me a pensar,receoso,que o canário
podia desaparecer pela janela,tinha a certeza de que ele ia sair do autocarro pelo rectângulo negro.
O dono do pássaro e o condutor do autocarro,olhavam,como eu,o trajecto do canário,sem mos-
trarem especial curiosidade.A sua tranquilidade fez passar o meu receio. No entanto tinha quase
a certeza que o canário iria fugir por ali.
O canário cantava-assobiava uma melodia daquelas de que se diz serem "muito fresca".Tinha bico
de canário como um bico-de-lacre(?!). O olho - só consegui ver o pássaro de perfil - era redondo,
muito vivo,com uma circunferência preta,perfeita,em volta.Nunca me lembro muito bem como são
os canários,nem nunca percebi de espécies canoras.Este tinha o bico e o olho conforme descrevi e
pegado à cabeça,como deve ser,um tronco,escuro de gato,roliço e semi-lustroso,com quatro patas
curtas e um rabo pequeno como um coto.Assim mesmo.Nunca duvidei de que se tratava de um canário.
Continuou a saltar-voar de bagageira em bagageira e pulou-voou pela pequena janela,para fora do
autocarro,bem por cima das cabeças de nós os três que plácidamente o observávamos."

Abri os olhos e espiei a cara do médico psiquiatra a que recorrera para que me desse uma explica-ção acerca do sonho que tivera fazia uns tempos e que com pequenas variantes de pormenor se vinha repetindo nas últimas noites.
Ele aproximou ainda mais a cadeira do sofá,debroçou-se sobre mim,olhou-me de forma inexpre-
ssiva e após alguns minutos perguntou:" O senhor é do Seixal,não é verdade?"
- Pois sou - respondi - como é que soube?

                                                          continua



     

Sem comentários:

Enviar um comentário